Sistemas eletrônicos requerem manutenção, sejam para corrigir algum problema existente ou para prevenção de futuros defeitos. Nobreaks são sistemas de energia emergenciais e precisam estar sempre disponíveis, geralmente em locais onde não pode haver desligamentos, logo, é comum a seguinte dúvida: a manutenção feita no local pode ser realizada sem desligamento dos equipamentos?
As empresas da APS Group oferecem três tipos de manutenção no local para equipamento de grande porte:
- Manutenção corretiva – Atendimento com o objetivo de solucionar defeitos e realizar substituição de peças.
- Esse tipo de manutenção é realizada obrigatoriamente com o equipamento totalmente desenergizado.
Exceto nobreaks que possuam tecnologia Hot Swap, quando é necessário é possível a substituição dos módulos sem desligamento do equipamento; outra exceção são os sistemas paralelo redundante, quando existem dois ou mais nobreaks e a manutenção pode ser realizada em um de cada vez.
- Manutenção preventiva – Atendimento periódico com o objetivo de realizar procedimentos e avaliações que garantam o pleno funcionamento do equipamento ao longo do tempo e, que identifiquem defeitos futuros ou não aparentes.
- As manutenções preventivas também são realizadas com os equipamentos totalmente desenergizados.
Tanto as manutenções corretivas como as preventivas, ocorrem com o desligamento dos aparelhos com o intuito de garantir a integridade do equipamento e a segurança do corpo técnico, de acordo com a NR10.
Porém, assim como na manutenção corretiva, as manutenções preventivas também podem acontecer sem o desligamento dos equipamentos, em caso de sistemas paralelo redundante.
- Manutenção preditiva – Este tipo de manutenção é realizada sem desligamento e com a carga em pleno funcionamento. Tem a função de identificar problemas a partir de sintomas externos e medições dinâmicas, tudo com o equipamento fechado.
- A manutenção preditiva tem como vantagem a possibilidade de estudo do comportamento da carga do cliente (Equipamentos que estão ligados ao nobreak), o que pode ser decisivo na análise completa de determinado defeito, entretanto, vale ressaltar que esse tipo de manutenção possui suas limitações técnicas, como manobras e determinados testes.
Um recurso importante para infraestrutura elétrica de alta disponibilidade, como para nobreaks, é uma alternativa emergencial de alimentação para seus equipamentos, mesmo sendo da rede elétrica comum, para situações de emergência e/ou manutenções, onde o nobreak poderá ficar indisponível por horas, um sistema conhecido como “Bypass”, que deve estar presente no quadro elétrico.
Em resumo, a manutenção sem desligamento existe, porém é aplicável somente em algumas situações e sua abrangência é limitada. Análises, manutenções corretivas e preventivas serão sempre realizadas com os equipamentos totalmente desenergizados.