Na falta de energia elétrica, os nobreaks continuam fornecendo energia para seus equipamentos, porém, com tantas opções no mercado, como saber qual a tecnologia ideal para sua aplicação?
Basicamente, existem 3 tipos de tecnologias para nobreaks:
- Line interactive ou Short break
- Interativo senoidal
- Dupla conversão ou Online
- Line interactive ou Short Break
Provavelmente os mais conhecidos dos usuários domésticos, os nobreaks line interactive representam boa parte do mercado com soluções de baixo custo e para aplicações não críticas.
Abaixo diagrama em blocos de um nobreak line interactive:
Características:
Forma de onda de saída Retangular ( Senoidal por aproximação).
Devido à tecnologia dessa linha de nobreaks, os equipamentos que estão ligados a ele, recebem um formato de onda retangular quando a rede elétrica está ausente, o que não é muito saudável à longo prazo, pois os equipamentos que utilizamos estão projetados para trabalhar com onda senoidal. Mesmo assim, é menos prejudicial do que desligamentos e religamentos abruptos, causados por falha da rede elétrica. Alguns fabricantes apresentam este modelo por “semi- senoidal ou senoidal por aproximação”.
Interatividade com a rede
Outra característica importante dos line interactive é a interatividade com a rede, isto significa que quando há energia elétrica, o nobreak funciona como um estabilizador, elevando ou rebaixando a tensão (volts) de saída conforme necessário. A variação fornecida na rede elétrica é atenuada, porém não é eliminada e pode ser maior ou menor dependendo do modelo e marca.
Entretanto, ruídos e oscilações na rede são transmitidos diretamente para a saída do nobreak, o que novamente não é saudável aos seus equipamentos, pois apesar dos filtros e proteções, os nobreaks line interactive possuem limitações, em geral muito inferiores às necessárias para uma proteção completa.
Baixa disponibilidade
Nobreaks line interactive além das características citadas acima, possuem tempo de interrupção quando há falta de energia elétrica, ou seja, se acabar a energia o nobreak precisa de milisegundos para perceber a falta e ativar o modo bateria. Na maioria dos equipamentos elétricos, como os computadores, esta interrupção não é percebida, mas em alguns outros equipamentos pode haver desligamento.
Além disso, na grande maioria, essa tecnologia não dispõe de carregador inteligente, assim a bateria terá vida útil reduzida. As baterias precisam de controle em estágios específicos de recarga, como exemplo: compensação de temperatura, tensão de flutuação, tensão de equalização, entre outros.
Outra questão relevante é o tempo de recarregamento das baterias, que pode levar de 12 a 48 horas para recarregar 100% de sua capacidade, ou seja, caso haja falta de energia elétrica com descarga total, a bateria estará com 100% de sua capacidade, somente após de 12 a 48 horas da última falta de energia.
Os Nobreaks line interactive, são linhas de menor custo, assim não oferece todas as proteções desejadas, porém se o mais importante é que seus equipamentos não desliguem em faltas de energia esta é uma opção. Estes nobreaks são recomendados para equipamentos mais simples, locais com curtas interrupções de energia e onde não existam constantes variações de tensões (volts).
- Interativo senoidal
Os nobreaks interativos senoidais, no geral possuem as mesmas características dos line interactive, porém com algumas exceções:
Forma de onda de saída Senoidal
A forma de onda de saída senoidal é o ideal para alimentar seus equipamentos, pois como já foi dito, esta é a forma de onda que as concessionárias distribuem e para o qual seus equipamentos foram projetados.
Além disso, alguns interativos senoidais possuem carregador de baterias um pouco mais sofisticado, o que aumenta a expectativa de vida útil das baterias e o tempo até a recarga completa.
Normalmente apresentam custo mais elevado, em relação aos Line Interactive Retangular, porém já com os benefícios de onda senoidal e um carregador de baterias de melhor qualidade. Também são recomendados para aplicações mais simples e para locais com poucas variações de energia.
- Dupla Conversão
Nobreaks com tecnologia dupla conversão contemplam a melhor tecnologia disponível no mercado, pois fornecem energia de alta qualidade 100% do tempo, podendo em alguns casos, oferecer energia com mais qualidade do que a própria rede elétrica.
Por essa e outras razões, é a única tecnologia recomendada para servidores, equipamentos médicos, e equipamentos para uso profissional.
Diagrama em blocos de um equipamento dupla conversão:
Alta disponibilidade
A dupla conversão ocorre quando a corrente alternada (AC) de entrada, é transformada em corrente contínua (DC), igual a da bateria, através de um retificador, após isto o nobreak “constrói” uma nova forma de onda de saída através do circuito inversor, fornecendo tensão de saída com variação de 1%. Isto significa que os ruídos e oscilações da rede elétrica não chegarão até seus equipamentos, pois serão eliminados nos processos de conversão, pois o inversor está alimentando seus equipamentos por todo tempo.
Não existe tempo de interrupção na mudança de modo de operação (rede para bateria e bateria para rede), ou seja, quando há falta de energia elétrica, os equipamentos ligados ao nobreak não irão notar diferença alguma, já que são alimentados o tempo todo por meio do circuito inversor. A rede elétrica, através do retificador e o banco de baterias estão ligados em um ponto comum com a alimentação do inversor, assim na falta de energia o retificador irá desligar, mas a bateria continuará fornecendo energia.
Novamente, podem possuir carregadores de baterias inteligentes que gerenciam o estado, temperatura e processos de carga das baterias, prolongando a vida útil, oferecendo maior confiabilidade e disponibilidade.
Outro item importante encontrado nos nobreaks dupla conversão é o sistema de Bypass interno.
Bypass, da tradução literal “Passar através”, é o termo utilizado para o sistema que literalmente acopla a entrada de rede elétrica com a saída do nobreak. Este sistema é um recurso disponível para situações emergenciais, que em caso de falhas internas ou externas ao nobreak, a carga será desviada sem interrupção para o “Bypass”, mas sem desligá-la. Nesta situação, estará exposta a possíveis irregularidades da rede elétrica e também não estará segura pelo banco de baterias. O nobreak irá informar ao usuário, que está em falha e em modo “Bypass”, para que possa ser tomada a medida corretiva adequada. Os alarmes podem ser sonoros e visuais no painel frontal, ou para modelo que possuem gerenciamento remoto, é possível até ser enviado e-mail automaticamente.
Simplificando, para uso profissional, isto inclui datacenter’s, empresas de pequeno e grande porte, escritórios, equipamentos hospitalares, entre outros, a utilização de nobreaks com tecnologia dupla conversão é indicada. Em termos de custo, quando comparado às outras tecnologias disponíveis no mercado, esta é a que requer maior investimento inicial, em contrapartida oferece maior confiabilidade visto que são equipamentos mais robustos e projetados para serem duráveis.
Para cada aplicação existe o nobreak correto para ser utilizado e o mercado oferece diversas soluções. Para não transformar a economia em prejuízo o recomendado é procurar um empresa especialista no assunto.