Grupos geradores a gás vs. diesel

O mercado de geradores por muito tempo girou em torno de soluções que utilizavam o diesel como combustível, principalmente devido a facilidade de encontrá-lo no mercado, porém atualmente este cenário está mudando.

Com o avanço da tecnologia e os desafios encontrados para garantir a confiabilidade dos sistemas Diesel, o Gás natural como combustível está se tornando uma solução cada vez mais viável para as indústrias e residências, principalmente se um dos objetivos for a preservação do meio ambiente.

 

 Os desafios do diesel e as vantagens do gás natural em aplicações standby

 As preocupações mais comuns para geradores movidos a diesel são em geral relacionadas ao combustível e seu armazenamento:

-        Capacidade do tanque de combustível limitada;

-        Degradação do combustível;

-        Corrosão e condensação do tanque;

-        Contaminação biológica no combustível;

-        Liberação de hidrocarbonetos;

-        Acesso ao tanque;

-        Necessidade de tanque de contenção obrigatório.

 O armazenamento do diesel está sujeito à contaminação e deterioração ao longo do tempo. De acordo com a Exxon Mobil, o diesel pode ser armazenado por até 1 ano sem a redução de sua qualidade, desde que seja mantido limpo, seco e com temperatura controlada, condições dificilmente alcançadas em um país tropical como o Brasil.

Períodos de armazenamento maiores requerem estabilizantes de combustível, filtrações e biocidas para prevenir a contaminação da água e da biomassa.[1]

 

Autonomia limitada

 Um dos principais problemas com geradores a diesel é a autonomia, que está diretamente relacionada à capacidade limitada do tanque de combustível e a dificuldade de reposição durante prolongados eventos de falta de energia elétrica.

 Como o gás natural é fornecido continuamente através de tubulações subterrâneas, a infraestrutura local extingue os problemas com armazenamento e autonomia.

 

Emissões de CO2

Muitas empresas possuem como um de seus pilares a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, inclusive existem metas de redução de emissão de poluentes para os próximos anos.

Nesse contexto, o mercado de geradores a diesel enfrenta grandes desafios, pois a regulamentação para restringir o nível de emissões está ficando cada vez mais rígida, com isso, a tendência é que a tecnologia e os processos de fabricação dos motores sejam encarecidos e que haja maiores impostos sobre o produto final.                                                                                                                                                

 

Dados da Generac dos Estados Unidos, mostram que um motor diesel de 100kWe é 23% menos eficiente que um motor a gás natural, o custo do combustível utilizado é de quase duas vezes e as emissões totais de CO2 são 16% maiores. [2]

Isso significa maiores custos, menos eficiência energética e maiores níveis de emissões.

 A geração de energia standby através de gás natural oferece múltiplos benefícios, tais como:

 -        Distribuição confiável de gás natural;

-        Eliminação de riscos relacionados ao armazenamento e manutenção de combustível;

-        Disponibilidade de combustível para autonomia durante longos períodos;

-        Distribuição de combustível não é afetada por estradas bloqueadas ou pontos de distribuição inoperantes;

-        Superioridade ambiental;

-        Baixos custos de manutenção;

 De todo modo, geradores com óleo diesel irão continuar a servir o mercado de energia, porém geradores a gás, no entanto são cada vez mais rentáveis e atraentes.

  

 

Referências

 [1] Generac. Gaseous vs. Diesel Fuel Gunsets. 2010.

 [2] Grupos geradores a gás, soluções cada vez mais acessíveis e ecológicas. Generac. Disponível em: <http://generacbrasil.com.br/upload/ckeditor/relatorio_gerador_gasvdiesel.pdf>. Acesso em 27/10/2017.